quarta-feira, 18 de junho de 2014

Socialistas terão a primeira mulher na presidência em Gravataí

      Com grande mobilização, ocorreu no último sábado (31/05), na sede municipal, o Congresso Municipal do Partido Socialista Brasileiro (PSB) de Gravataí. À tarde, com abertura oficial do atual presidente municipal do PSB, Luis Stumpf, os movimentos que representam a base organizada do partido (Mulheres, Juventude e Movimento Popular) escolheram a nova direção de cada segmento. O Presidente saudou as novas direções e falou da importância e do desafio de cada segmento para a construção de um novo projeto para o município e para o país. A companheira Elsa Marques Schuch, foi eleita a nova Secretária de Mulheres Socialistas, o jovem Paulo Moreira foi escolhido o novo Secretário da Juventude e Luiz Edemar Oliveira o novo Secretário Municipal do Movimento Popular Socialista.
À noite, centenas de filiados participaram do Congresso Municipal que discutiu a conjuntura nacional, o processo eleitoral de 2014 e a eleição do novo diretório municipal para o período de 2014 a 2017. As duas chapas participantes apresentaram suas nominatas, propostas e de forma democrática e, conforme as determinações estatutárias, foi eleita a Chapa 1, por ampla maioria dos votos, conduzida por Anabel Lorenzi, ex-vereadora de Gravataí, ex-candidata a prefeita e Secretária Estadual de Mulheres do PSB/RS, pelo vereador Carlos Fonseca e pelo atual presidente da sigla, Luis Stumpf. A chapa 2 teve impugnado o nome do vereador Paulo Silveira pelo fato do mesmo não estar em dia com as contribuições partidárias, conforme previsto no art. 72 do Estatuto Partidário, sendo que os demais integrantes da chapa continuaram aptos a participar do processo. 
Para Anabel Lorenzi, o PSB vive um grande momento em nível nacional, pois, através das candidaturas de Eduardo Campos e Marina Silva, é o responsável pela apresentação de uma proposta socialista de desenvolvimento sustentável e melhor qualidade de vida para toda população brasileira. Em Gravataí, o Congresso foi um momento fundamental de conscientização e fortalecimento deste projeto e da militância socialista para os desafios do presente e do futuro. “Saímos fortalecidos e unificados deste processo, pois mobilizamos um grande número de pessoas comprometidas com o projeto socialista para o município e para o país. Lamentamos, no entanto, as cenas de violência patrocinadas por militantes ligados à Chapa 2, pois estas práticas não cabem no ambiente da democracia." Disse, ainda, que as mulheres têm um grande desafio neste processo, pois apesar de serem a maioria no país e no número de eleitores, precisam vencer batalhas diárias para conquistar espaços de poder e romper com a cultura de preconceito e discriminação instalada na sociedade. “Precisamos ter coragem para mudar e fazer deste mundo um lugar melhor de se viver. Comecemos por nosso município buscando a construção de um projeto de sociedade igualitário e com justiça social. Este é o grande compromisso da nova gestão do PSB." 
O Congresso também contou com a participação do representante da Executiva Estadual, Juliano Paz, e o Secretário Estadual da Negritude Socialista, Pedro da Silva Filho.

Congresso Municipal - Gravataí/RS

Juventude Socialistas

Movimento Popular Social

 Mulheres Socialistas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentar as questões aqui: