terça-feira, 15 de abril de 2014

Participe! Ajude a construir um novo Brasil

Vivemos um período de mudanças! As manifestações nas ruas em 2013 mostraram os anseios da população por transformações na política e uma nova atitude dos políticos a fim de que sejam garantidos a todos cidadãos e cidadãs serviços públicos de qualidade e uma vida com dignidade.
Uma das principais ferramentas da democracia é o Parlamento, pois é lá que se expressa a voz da coletividade: suas angústias e sonhos.
Para que possamos mudar e melhorar o Brasil, te convidamos a colaborar com a construção do Parlamento que queremos comentando de forma objetiva as três questões abaixo:
1. Quais bandeiras de lutas devem ser defendidas por um mandato federal (deputados/as)?
2. Qual será sua contribuição para o processo de transformação social?
3. Que ferramentas ou instrumentos podem ser usados para garantir sintonia entre o mandato de parlamentar e, os(as) cidadãos(ãs)?

Um comentário:

  1. 1. Como bandeira de luta, cito aqui o próprio planejamento como fundamental em qualquer processo de transformação, pois sem o mesmo não teremos nenhuma mudança a curto, médio e longo prazo. Ao mesmo tempo, ao pensar no planejamento constante como bandeira de luta, cito da mesma forma a educação como essencial para construção de um novo Brasil. Sem investimento sério na educação de qualidade não teremos mudança alguma no país.

    2. Acredito que para a transformação social que desejamos, é fundamental a participação de cada um/a nos espaços de organizações voltados para a formação da cidadania e da busca de maior qualidade de vida. Cada um/a tem um papel fundamental na mudança do país, mas é preciso ter a convicção de que sem o fortalecimento das bases e sem organização não haverá transformação social, por isso minha contribuição não deve ser pessoal, mas no coletivo. O Partido Político é um importante instrumento para a transformação, assim como associações e grupos organizados em diversas áreas.

    3. As novas tecnologias dos meios de comunicação aproximam o/a parlamentar da comunidade, favorecendo a informação, prestação de contas, troca de informações e o diálogo. Por isso dever ser aprofundado a sua utilização no parlamento. Também é necessário um rodízio de participação direta nos municípios através de plenárias de planejamento, avaliação e prestação de contas do trabalho.


    ResponderExcluir

Comentar as questões aqui: